quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Cultura no Morro

A vida cultural da Ilha de Morro de São Paulo não é muito movimentada. Não existem cinemas, teatros (com exceção do Teatro do Morro) ou casas de espetáculos. O que marca a cultura da ilha e vem a ser o traço mais forte é a religiosidade, presente nas festas realizadas pela comunidade para homenagear os santos católicos ou os ligados ao candomblé. Para os nativos antigos e alguns moradores, estas festas representam um momento de celebração cultural e nos tempos em que Morro de São Paulo ainda era um vilarejo de pescadores e era desconhecido pelo turismo, estas festas eram ainda mais fortes. Hoje em dia algumas festas praticamente desapareceram e outras resistem ao progresso e continuam presentes na vida da comunidade de Morro de São Paulo.

O Teatro do Morro

O único espaço cultural de Morro de São Paulo é o Teatro do Morro, um lugar mágico que abre suas portas todas as quartas-feiras para receber os convidados (turistas e moradores) e celebrar sob a benção das estrelas, já que está a céu aberto, a noite de Morro de São Paulo. O Teatro foi criado há aproximadamente 15 anos pelo austríaco Paulo Hutter e neste tempo todo sobrevive a todos os obstáculos que surgem pela frente, e continua encantando quem visita o local. Ainda sob a mesma direção, o Teatro já teve no seu palco artistas ilustres como a cantora baiana Margareth Menezes e hoje quem faz a festa são os artistas locais e algumas vezes, músicos convidados de fora da ilha. Desde poesias até teatro e show de rock, todos os estilos e todas as artes estão presentes no Teatro do Morro. Nas quartas-feiras, o espaço é dedicado a festa com som mecânico e shows. Para conhecer o Teatro do Morro o acesso é pela escadaria da Mangaba e um percurso de cerca de 10 minutos de caminhada. O esforço vale a pena!

http://s.pousadinhas.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2015/10/onde-se-divertir-morro-sp3.jpg


Grupos folclóricos de Tinharé

Os grupos culturais que pertencem às outras ilhas do arquipélago de Tinharé também se apresentam regularmente em Morro de São Paulo e se você estiver presente numa destas ocasiões irá se maravilhar com o ritmo dos instrumentos e o colorido dos figurinos. Dentre os grupos folclóricos de Tinharé estão o Zambiapunga e o Congos, ambos de Cairu. Os dois grupos são também representam a herança africana e são formados por moradores de Cairu que protagonizam verdadeiros espetáculos pelas ruas das ilhas. 
Os Zambiapunga recebeu este nome em homenagem ao Deus africano Zamiapomgo. Homens e mulheres vestidos com um macacão colorido e as caras pintadas, tocam dois tipos de instrumentos musicais: a cavilha e a enxada. Geralmente o grupo se apresenta em Cairu (na ocasião da festa da padroeira) e nos eventos culturais das outras ilhas do arquipélago. O cortejo costuma percorrer as ruas atraindo atenção de quem está por perto. Já os Congos, não utilizam o mesmo colorido visto nos Zambiapunga. O figurino do grupo é composto por camisa e calça branca e uma saia rodada floreada (que fica sobre a calça). Porém, o colorido pode não ser o mesmo, mas animação é igual. O cortejo dos Congos carrega como instrumento musical, o “ganzá”, instrumento musical de percussão e ainda um tamborim, tocado pelo chefe do grupo.
Por isto, quando estiver em Morro de São Paulo, dedique um tempinho para conhecer algumas destas manifestações culturais. Valerá muito à pena conferir, e além de usufruir de todas as belezas naturais desta encantadora ilha, vocês aproveitará toda a magia que Morro de São Paulo oferece!

Autora: Ludmila Matos