quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Fauna do Morro de São Paulo

As paisagens deslumbrantes de Morro de São Paulo são habitadas por um rico e diversificado conjunto de flora e fauna. Devido sua localização, no litoral sul da Bahia na região da Costa do Dendê, Morro de São Paulo abriga variadas espécies de animais e de vegetações. As belas praias, as áreas verdes cobertas pela Mata Atlântica impressionam pela beleza e reúnem uma fauna e flora abundante.
A região da Costa do Dendê, como o próprio nome diz, conta com a presença do dendezeiro. O dendezeiro é um tipo de palmeira que surgiu da Costa Ocidental da África e cujo fruto é o dendê e o seu óleo, o famoso azeite de dendê se faz presente em todos os pratos típicos da culinária baiana. Não dá para imaginar a comida baiana sem o tempero do azeite de dendê.

Mas além do dendê destacam-se também outros tipos de vegetações na ilha. Em meio à exuberante vegetação da Mata Atlântica, Morro de São Paulo guarda um impressionante tesouro da natureza: são diversas espécies de vegetações como a piaçava, orquídeas, coqueiros, bromélias e trepadeiras. Destas vegetações a mais popular na ilha talvez seja a piaçava, cujo nome cientifico é Attalea funifera. Trata-se também de uma espécie de palmeira originária dos estados da Bahia, Alagoas, Espírito Santo e Sergipe.
Existem lugares em Morro de São Paulo ainda intocados e com predominâncias desta espécie. Outra vegetação típica da região são os coqueiros que se originaram no sudeste da Ásia e foram introduzidos no Brasil pelo estado da Bahia. Em Morro de São Paulo a partir da Terceira Praia há grandes áreas verdes, algumas que abrigam hotéis e pousadas, onde se vê imensas plantações de coqueiros.
Na flora de Morro de São Paulo também se fazem presentes arbustos típicos da Mata Atlântica e ainda territórios de mangue. Nas regiões do mangue existe pouca diversidade de vegetação, porém, é um local com grande concentração de crustáceos, moluscos e ainda formada por arbustos e árvores de raízes suspensas.

A fauna da ilha também é rica existindo espécies da fauna aquática e da terrestre. Dentre as espécies da fauna destacam-se diversas aves, insetos, répteis, mamíferos de pequeno porte como micos, tatu e o graxaim. Este último, o graxaim (Pseudalopex gymnocercus) é um mamifero carnívoro que se asemelha  a raposa e possui hábitos noturnos. Mas nao é comum avistar um  graxaim em qualquer local de Morro de São Paulo, somente pelas matas. Já os micos estão por toda parte e fazem a alegria dos turistas com suas rápidas corridas sobre os fios de nergia elétrica nas ruas da ilha. São tão mansos que comem em nossas mãos migalhas de pão ou frutas.

Dentre as espécies de aves existentes na fauna de Morro de São Paulo encontram-se o papagaio, jandaia, pica pau, sangue de boi e azulão. O pássaro sangue de boi é conhecido também como tiê-sangue, (Ramphocelus bresilius) e a sua é origem sul-americana.  Esta espécie  é linda e encanta os olhos de quem a observa pela beleza de sua plumagem vermelha. Já o pássaro da espécie Cyanocompsa brissonii, conhecido popularmente como azulão agrada devido o canto melódico.

               Molusco e peixes




                    Dendezeiro




          Mata atlântica






http://www.morrodesaopaulobahiabrasil.com/sobre-morro-de-sao-paulo/meio-ambiente-morro-de-sao-paulo.htm